A Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) galardoou os Bombeiros Voluntários de Valpaços devido ao notório trabalho no que toca à prestação de auxílio e socorro às vítimas de AVC.

A equipa foi distinguida com dois prémios, no 19º Congresso da SPAVC. A corporação foi enaltecida pelo seu trabalho, que é eficiente e se traduz numa minimização de sequelas para as vítimas da doença. Uma avaliação dos possíveis sintomas de AVC é fundamental para prevenir que o estado de saúde do paciente se agrave.

O investimento em equipamento especializado tem permitido reduzir os tempos de resposta, nomeadamente a aplicação de registo clínico desenvolvida pelo INEM. Depois da triagem, a informação é validada e os pacientes são encaminhados para o hospital de referência mais próximo. O procedimento tem-se mostrado crucial a salvar vidas.

Os equipamentos adquiridos pela Associação Humanitária são um dos principais motores deste trabalho, permitindo uma maior capacidade de resposta. A Associação já lamentou a falta de apoios, uma vez que os aparelhos têm elevado custo.

O corporação usa este método de trabalho há três anos e presta auxilio a 12 mil habitantes. A eficácia valeu aos bombeiros dois prémios, no combate a uma das doenças que mais mata em Portugal.

Jornalista: Micaela Costa

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798