A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto, no Concelho de Montalegre, anunciou hoje o lançamento do seu mais recente projeto operacional: a criação de uma equipa cinotécnica especializada em busca e resgate de pessoas desaparecidas.
Face ao aumento dos casos de desaparecimentos na região, a associação identificou a necessidade de reforçar a sua capacidade de resposta e investiu na formação de dois operacionais, que completaram mais de 50 horas de treino especializado. O projeto ganhou agora a sua primeira cadela, Fénix, que com apenas dois meses de idade entrou na equipa e iniciou a sua formação prática.
Com quatro meses de vida e dois meses de treino intenso, Fénix tem vindo a preparar-se para integrar oficialmente a equipa de resgate, acrescentando uma nova valência operacional aos Bombeiros Voluntários de Salto. O processo inclui treino rigoroso e constante aprendizagem, até atingir a certificação necessária para atuar em situações de emergência e salvar vidas.
Este investimento da associação, que conta com alguns apoios, dependerá também de futuras parcerias e apoios para alcançar a plena operacionalidade da equipa. A Fénix representa não apenas um reforço da capacidade de intervenção, mas também a concretização de um desejo da associação de ver a sua equipa preparada para cumprir o lema maior: salvar vidas.
A Redação,
Foto: DR