Os distritos de Bragança e Vila Real estão hoje sob perigo máximo de incêndio rural, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No total, quase 30 concelhos, sobretudo nas regiões do interior norte e centro, enfrentam este nível crítico de risco.

O risco máximo de incêndio é o mais grave numa escala de cinco níveis definida pelo IPMA e resulta da combinação de fatores como temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação nas últimas 24 horas. A situação deverá manter-se nos próximos dias.

Além disso, Bragança e Vila Real estão sob aviso amarelo até às 18 horas desta terça-feira, devido à persistência de temperaturas máximas elevadas. Este aviso, embora o menos severo da escala do IPMA, indica condições meteorológicas que podem representar riscos para certas atividades ao ar livre.

Para o dia de hoje, é esperado céu limpo, vento forte nas terras altas e temperaturas ainda elevadas, o que agrava o risco de propagação de incêndios em zonas mais vulneráveis. Apesar de estar prevista uma ligeira descida da temperatura no Norte, o calor acumulado, associado à secura do solo e à intensidade do vento, mantém estas regiões sob vigilância máxima nas próximas horas.

Jornalista: Micaela Costa

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px