Uma das reivindicações é a inclusão da linha de Alta Velocidade para a região Norte do Plano Ferroviário Nacional. 

O executivo municipal criticou, esta quinta-feira, a proposta do Governo para o Plano Nacional Ferroviário junto da comunicação social.  A autarquia pediu uma maior atenção para Bragança e para o seu posicionamento estratégico, reclamando a ligação entre o litoral e Zamora (Espanha) através da Alta-Velocidade.

De acordo com um comunicado divulgado, o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, referiu que “existe um conjunto de premissas que não representam apenas vantagens para o território transmontano, mas sim para o próprio país, que devem ser atendidas e colocadas na equação na decisão que vier a ser tomada”.

O autarca considerou ainda que “esta solução de ligação ferroviária por Trás-os-Montes, conforme a proposta já divulgada pela Associação Vale D’Ouro, é mais barata, eficiente (rápida) e amiga do ambiente do que a solução apresentada pelo Governo”.

Na perspetiva de Hernâni Dias esta seria “uma oportunidade de servir Trás-os-Montes e o País de um recurso relevante para a deslocação de pessoas e mercadorias, não apenas na zona Norte, mas também na ligação à Europa”.

Recorde-se que Alfândega da Fé também tornou pública uma tomada de posição sobre o mesmo Plano, onde foi duramente criticado.

A consulta pública do Plano Ferroviário Nacional decorre até à próxima terça-feira, 28 de fevereiro. 

Jornalista: Rita Teixeira 

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n