A Festa da Cabra e do Canhoto, inspirada nas tradições celtas milenares, regressa à aldeia de Cidões, em Vinhais. Diabos e bruxas vão andar à solta na aldeia já no próximo dia 4 de novembro.

Com cerca de 20 habitantes a tradição nunca se perdeu ao longo dos tempos. A festa vai tomar conta das ruas por onde vai passar o cortejo celta, com todas as pessoas da aldeia juntamente com grupos de animação e companhias de teatro.

O largo da Eira é o palco principal e, este ano, com um espaço maior e devidamente preparado para puder receber milhares de pessoas que anualmente visitam a festa.

A tradição é milenar e, apesar da pequena dimensão da localidade, nunca caiu no esquecimento. Nos últimos anos, graças ao trabalho da Associação Raízes d`aldeia de Cidões, a festa de forte tradição celta, ultrapassou fronteiras e é motivo para que centenas de pessoas se desloquem por uma noite a Cidões.

A festa começa às 19:00h com toda a aldeia decorada com motivos celtas, velas e estrelas flamejantes e com várias tasquinhas para que todos possam saborear os petiscos tradicionais variados.

O momento alto da noite é quando se acende a fogueira com o Canhoto, onde ao final da noite vai arder o “cabrão”, a figura escultórica de sete metros de altura, construída pelos alunos e professores do Grupo Disciplinar de Educação Visual e Educação Tecnológica, do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, de Vinhais, que também são os responsáveis pela criação de “cabrões” em miniatura.

Acende-se a estrela gigante e grupos de gaiteiros e danças celtas vão animar a festa em permanência, misturando-se com os visitantes.

Esta festa originalmente designada de “Samhain” era a comemoração celta mais importante sendo celebrada em toda a Europa, até à sua conversão ao cristianismo. Inicia-se com esta festividade o “Ano Novo Celta” que tinha início com a estação escura, na realidade a verdadeira passagem de ano.

A Samhain é a festa dos espíritos. O lugar dos espíritos seria um espaço de felicidade ausente de dor ou fome. Cabia aos sacerdotes druidas comunicar nesse dia com os antepassados.

A celebração com a designação de “Festa de Samhain” passou a chamar-se “noite das Bruxas ou Halloween” em todo o mundo, mas em Cidões sempre “Festa da Cabra e do Canhoto”.

Jornalista: Lara Torrado

Slider