O distrito transmontano e outros seis, como Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém Portalegre e Faro, apresentam hoje perigo muito máximo de incêndio.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no total são 54 os concelhos do interior Norte e Centro, Alto Alentejo e do Algarve que estão hoje em perigo máximo de incêndio.

O IPMA colocou ainda em perigo elevado de incêndio dezenas de outros concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O instituto prevê, para esta segunda-feira, o aumento do “vento de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde e soprando por vezes até 45 km/h, com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, devem ser tomadas diversas medidas para evitar incêndios. Nomeadamente, a proibição de fazer queimadas extensivas sem autorização e, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queima de amontoados sem autorização por comunicação prévia às autoridades.
É também proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, apenas será possível se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito”.

“Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”, é igualmente proibido.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO:”RED BURROS” COM MAIS DE 60 AERONAVES A RASGAREM OS CÉUS DE MOGADOURO
Próximo artigoBRAGANÇA ABRE BALCÃO BUPI EXCLUSIVO PARA EMIGRANTES