Pedido surge depois da autarquia ter ouvido as queixas dos produtores face aos roubos dos anos anteriores, uma vez que está quase a iniciar mais uma campanha. 

A Câmara de Bragança dirigiu-se à GNR, aos compradores e à Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para pedir mais vigilância e fiscalização, de forma a prevenir o roubo de castanha.

Além dos roubos, a preocupação dos produtores deve-se também à campanha que se avizinha que será“desfavorável”, devido à seca e ao aumento dos custos de produção.

Num comunicado o município explica que “a castanha é um produto de extrema importância para a economia do concelho” e “uma das produções agrícolas mais rentáveis, com um valor económico anual de cerca de 100 milhões de euros para a região de Trás-os-Montes”.

Salienta ainda que “para muitas famílias do concelho de Bragança, nomeadamente no meio rural, a venda das castanhas constitui um recurso de enorme importância na sua estabilidade financeira, sendo, por vezes, a sua principal fonte de rendimento”.

Na mesma nota pode ler-se que “este fenómeno, que tem vindo a intensificar-se exponencialmente, nos anos mais recentes, é promovido por grupos de pessoas, organizadas em hordas, que chegam a ameaçar as pessoas, pondo em causa não só as colheitas como a própria integridade física dos legítimos proprietários das castanhas”.

À GNR a autarquia pede que “seja providenciada uma efetiva vigilância permanente, em articulação com as populações e com as uniões/juntas de freguesia, no sentido de assegurar a segurança das pessoas, bem como prevenir ou intervir em situações de risco/ocorrência de furtos”.

Relativamente aos compradores de castanhas não devem comprar as castanhas “sempre que existirem dúvidas quanto à sua proveniência e/ou suspeitas ou indícios de que as mesmas possam ter sido furtadas”.

Por fim, à ASAE é pedido “para que sejam promovidas rigorosas e frequentes ações de fiscalização, nomeadamente no tocante à faturação da compra e venda de castanhas e da situação contributiva dos vários agentes económicos”.

Jornalista: Rita Teixeira 

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n