A instalação das armadilhas já evitou a criação de cerca de 176 novos ninhos, divulgou a autarquia. 

A Câmara Municipal de Mirandela, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico-florestal, tem aplicado um conjunto de medidas que pretendem “minimizar o impacto da presença desta espécie invasora carnívora, predadora de abelhas e que representa uma grande ameaça para a apicultura”, explica o município. 

Para combater a Vespa Velutina, têm sido colocadas armadilhas em vários pontos do concelho. A Câmara informa ainda que a “sensibilização da população e a desativação de ninhos inserem-se neste plano de ação”.

Segundo a autarquia, Mirandela conta com 25 armadilhas estrategicamente posicionadas, para garantir a segurança da população, proteger o efetivo apícola.

Ainda na mesma nota, o município partilha que desde o início da implementação deste projeto de distribuição de armadilhas já “foram capturadas 176 vespas velutinas fundadoras”.

Recorde-se que no ano de 2023, a autarquia mirandelense destruiu 161 ninhos de Vespa Velutina, vulgarmente conhecida por Vespa Asiática.

Na deteção ou suspeita de ninhos de vespa velutina deve ser comunicada à Câmara Municipal, através dos contactos telefónicos 278 200 200 ou 800 205 791 (Proteção Civil).

Jornalista: Rita Teixeira 

Foto: CM Mirandela 

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorVÍDEO: DAS MAIS TRADICIONAIS ÀS MAIS MODERNAS, CANTARINHAS SÃO ATRAÇÃO EM BRAGANÇA
Próximo artigoVÍDEO: FESTIVAL LITERÁRIO “PORCA LÁPIS” DECORRE ATÉ HOJE EM MURÇA