O Clube Amador de Mirandela (CAMir) participou, pelo segundo ano consecutivo, na Taça de Portugal de Xadrez. Na segunda ronda, realizada no passado sábado, coube à equipa mirandelense defrontar a forte formação do Grupo Dias Ferreira A, que atua na Primeira Divisão do Campeonato Nacional da modalidade.

Na partida disputada em Matosinhos, o CAMir, constituído pelos xadrezistas Martim Conde, Nuno Magalhães, Paulo Afonso e Miguel Moreira ainda garantiu 1 ponto, mas acabou por não conseguir levar a melhor nos restantes tabuleiros, terminando com a vitória do Grupo Dias Ferreira A, por 3-1.

O capitão da equipa mirandelense diz que o sorteio “não foi o mais favorável pois colocou-nos perante uma das equipas mais fortes a nível nacional, sendo a equipa n.º 2, em termos de ELO, nesta edição da Taça de Portugal, e é um clube que já venceu várias vezes esta prova, pelo que, o diferencial para a nossa equipa é muito grande”.

No entanto, Paulo Afonso considera que “saímos satisfeitos desta prova pois, além da experiência que ganhámos a enfrentar uma equipa tão prestigiada como o Grupo Dias Ferreira, esta foi a segunda participação consecutiva do clube na Taça de Portugal. Queremos que o clube retome o hábito de participação nesta competição e esperamos, no futuro, conseguirmos chegar mais longe na prova.”

Para o também presidente do CAMir, esta derrota não abala a confiança do clube. “Saímos desta ronda com uma renovada vontade de continuar a melhorar o nosso jogo e consideramos que esta visita ao Grupo Dias Ferreira foi positiva, não só para os jogadores, mas, também, para o clube, uma vez que pudemos partilhar as nossas experiências com os dirigentes do GD Dias Ferreira e conhecer melhor o percurso que este clube fez até chegar ao patamar atual. Podemos aprender muito com estes clubes e queremos aproveitar estas competições para isso, também.”

O CAMir regressa à competição no próximo dia 04 de fevereiro com a deslocação a Viana do Castelo, para defrontar o clube ADC PERRE A, a contar para a 2.ª jornada do Campeonato.

Jornalista: Fernando Pires

Slider