O Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem regressa à cidade do Tua nos dias 25 e 26 de março, divulgou o município de Mirandela.

São esperados 1000 atletas em provas, com o rio Tua a voltar a ser palco da competição nacional. Até à data ainda não foram adiantadas mais informações, mas a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) refere que irá publicar brevemente as fichas técnicas da competição no site oficial da federação.

Recorde-se que, inicialmente, este campeonato tinha sido agendado para 2020 mas devido à pandemia só recebeu luz verde por parte das autoridades de saúde e segurança do concelho de Mirandela em 2021. Nesse ano, inscreveram-se 812 atletas, para participar no evento.

O campeonato nacional de Fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2.000, 3.000 e 5.000 metros, consoante o escalão dos desportistas. Recorde-se que, em 2022, o canoísta do SL Benfica, Fernando Pimenta, voltou a fazer história em Mirandela, tornando-se campeão pela 14.ª vez no Campeonato Nacional de Canoagem, na categoria K1. O atleta concluiu a prova de 5 mil metros em 20 minutos, 49 segundos e 41 milésimos nas águas do rio tua.

A autarquia mirandelense vê este campeonato como uma aposta no que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o espelho de água e suas áreas envolventes. Sendo que a nível económico, a realização do evento caracteriza-se pela importante alavanca para os setores da hotelaria, restauração e comércio local do concelho.

A organização do evento desportivo é uma parceria conjunta entre a Câmara Municipal de Mirandela, o Clube Fluvial de Mirandela e a Federação Portuguesa de Canoagem.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorVINHAIS RENOVA APOIO A JUNTAS DE FREGUESIA COM 300 MIL EUROS
Próximo artigoVÍDEO. DIA DA MULHER: “SINTO SEMPRE QUE TEMOS DE PROVAR O DOBRO”