A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) celebrou um contrato de financiamento com o Turismo de Portugal, para a implementação de um projeto no campo da informação turística. Trata-se da criação de um assistente virtual, que será um careto, com recurso a inteligência artificial (IA).

O papel do guia turístico virtual será fornecer informação turística sobre o território, segundo revela a CIM-TTM. O projeto representa um investimento total de 178.297,21 euros e é financiado pelo programa “Linha + Interior Turismo”, e pretende transformar a experiência dos visitantes, reforçando a atratividade do território. 

O assistente estará acessível através do website das Terras de Trás-os-Montes e ainda dos sites dos nove municípios que integram as Terras de Trás-os-Montes, assim como de QrCodes instalados nos pontos turísticos. “Tal permitirá aos utilizadores interagir através de texto ou voz para obter informações detalhadas sobre o território e os vários pontos turísticos e em diversas línguas. Esta solução está desenhada para garantir garante acessibilidade e inclusão, proporcionando uma experiência personalizada e imersiva”, explica a CIM-TTM.

Entre os principais benefícios deste projeto destaca-se a disponibilidade contínua, como informações turísticas acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora. Outro ponto chave é a interatividade e personalização com sugestões de visitas adaptadas aos interesses dos utilizadores.

O uso de IA servirá para reforçar a sustentabilidade e inovação, para uma abordagem moderna e eficiente na disponibilização de informação e divulgação turística.

“Com este projeto, a CIM das Terras de Trás-os-Montes aposta numa estratégia inovadora de divulgação, reforçando a competitividade turística da região e dinamizando a economia local. A solução contribuirá para a valorização do património cultural, natural e gastronómico das Terras de Trás-os-Montes, oferecendo aos visitantes uma nova forma de explorar o território com comodidade e precisão, através de um Avatar que assumirá a forma de um Careto”, explica.

A assinatura deste contrato marca um passo significativo para a digitalização da experiência turística promovendo a sustentabilidade e inovação no setor. A sessão decorreu em Viana do Castelo e contou com a presença do presidente do Conselho Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do presidente da Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins e do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Para além do acordo celebrado com as Terras de Trás-os-Montes, foram assinados mais seis acordos com instituições da região Norte. 

Jornalista: Rita Teixeira

Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorAPPACDM DE MIRANDELA E EB 2,3 DE CARRAZEDA DE ANSIÃES DISTINGUIDAS COM SELO DE EXCELÊNCIA
Próximo artigoHOMEM DETIDO POR CAÇA EM ÁREA DE PROTEÇÃO EM VILA FLOR