Mirandela e Bragança vão manter-se no campeonato de Portugal na próxima temporada. É a consequência da decisão da Federação Portuguesa de Futebol de cancelar o campeonato de Portugal e os distritais.
A FPF informou, ontem, que devido à pandemia Covid-19, “pelo facto de não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, possam treinar e competir em segurança”, decidiu “dar por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontram nesta data suspensas, não sendo atribuídos títulos nem aplicado o regime de subidas e descidas”.
Na prática a FPF cancelou os campeonatos de futebol de seniores que tem sob a sua alçada, nomeadamente o Campeonato de Portugal e os Distritais.
Uma decisão que garante, desde logo a manutenção do Bragança e Mirandela no Nacional. Por outro lado, as equipas dos vários distritais veem-se impedidas de subir de divisão.
Para o presidente da direção do SCM, Carlos Correia, que já tinha defendido esta solução há quinze dias atrás, a decisão da federação “não foi nenhuma surpresa. Foi a decisão mais correta”.
O presidente do Mirandela diz que já negociou com os jogadores a conclusão dos contratos. “Praticamente já tinha tudo resolvido com os atletas. Aquilo que fiz com eles foi pagar metade do salário do mês de março e metade do mês de abril. Há outros que têm contrato por mais quatro meses e vamos ter de cumprir esses contratos”, diz
Carlos Correia perspetiva enormes dificuldades para as equipas dos campeonatos não-profissionais e teme que, se a FPF não apoiar, muitos deles vão ter de fechar as portas. “Aquilo que eu acho é que o campeonato não deverá começar antes de Setembro ou outubro. Mas alguns clubes vão ter muita dificuldade se não houver uma ajuda da FPF. Como é possível os clubes pedirem patrocínios para a próxima época se muitas das empresas vão falir. Acho que muitos não vão sequer entrar no próximo campeonato”, adianta.
A última vez que se jogou para o Campeonato de Portugal foi a 8 de Março. Na altura, o Spot Clube Mirandela estava acima da linha de despromoção, em 12º lugar, mas o Bragança estava em zona de descida quando faltavam cumprir nove jornadas.
Com esta decisão, ambos os clubes garantem a manutenção no campeonato de Portugal.
A FPF anunciou ainda que vai analisar e comunicar, em breve, os dois clubes que acedem à II Liga de futebol.
Jornalista: Fernando Pires
Slider