O Município de Carrazeda de Ansiães e a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural assinaram, no dia 28 de julho, um protocolo de colaboração no âmbito do projeto LIFE SOS Pygargus, visando reforçar a monitorização e proteção das populações de tartaranhão-caçador no concelho.

A parceria focar-se-á na conservação desta ave migratória em risco de extinção, especialmente durante a época de reprodução (março a agosto), com ações de planeamento, divulgação, sensibilização e educação ambiental. O objetivo é monitorizar os casais e ninhos da espécie, garantindo a sua proteção no território.

O LIFE SOS Pygargus é um projeto ibérico que envolve vários parceiros, incluindo conservacionistas, cientistas e entidades públicas e privadas, com o objetivo de salvar o tartaranhão-caçador da extinção iminente. Financiado em 75% pelo programa LIFE da União Europeia, o projeto alia a conservação da natureza e práticas agrícolas, promovendo benefícios para os ecossistemas e para as comunidades rurais.

Este esforço de colaboração representa mais um passo importante para a conservação desta espécie fundamental e para a gestão sustentável do território.

Jornalista: Vitória Botelho

Fotos: CM Carrazeda de Ansiães

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorREFLORESTAR PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS: MOTOCICLISTAS VÃO PLANTAR ÁRVORES AUTÓCTONES EM CHAVES E PENAMACOR
Próximo artigoPJ DETÉM IDOSO SUSPEITO DE PROVOCAR INCÊNDIOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ