O Município de Carrazeda de Ansiães e a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural assinaram, no dia 28 de julho, um protocolo de colaboração no âmbito do projeto LIFE SOS Pygargus, visando reforçar a monitorização e proteção das populações de tartaranhão-caçador no concelho.

A parceria focar-se-á na conservação desta ave migratória em risco de extinção, especialmente durante a época de reprodução (março a agosto), com ações de planeamento, divulgação, sensibilização e educação ambiental. O objetivo é monitorizar os casais e ninhos da espécie, garantindo a sua proteção no território.

O LIFE SOS Pygargus é um projeto ibérico que envolve vários parceiros, incluindo conservacionistas, cientistas e entidades públicas e privadas, com o objetivo de salvar o tartaranhão-caçador da extinção iminente. Financiado em 75% pelo programa LIFE da União Europeia, o projeto alia a conservação da natureza e práticas agrícolas, promovendo benefícios para os ecossistemas e para as comunidades rurais.

Este esforço de colaboração representa mais um passo importante para a conservação desta espécie fundamental e para a gestão sustentável do território.

Jornalista: Vitória Botelho

Fotos: CM Carrazeda de Ansiães

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorREFLORESTAR PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS: MOTOCICLISTAS VÃO PLANTAR ÁRVORES AUTÓCTONES EM CHAVES E PENAMACOR
Próximo artigoPJ DETÉM IDOSO SUSPEITO DE PROVOCAR INCÊNDIOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ