O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), Paulo Ramalho, reuniu-se na terça-feira (21) com técnicos da área agrícola, bem como investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), numa sessão dedicada à definição de estratégias para recuperar o potencial produtivo das culturas permanentes danificadas pelos incêndios do último verão.

O encontro focou-se sobretudo no castanheiro e no olival tradicional, duas culturas estruturantes para a região, de longo ciclo e elevado impacto socioeconómico, que exigem medidas técnicas específicas e ações de recuperação a médio e longo prazo.

A CCDR Norte sublinha a importância de reforçar a articulação entre produtores, técnicos agrícolas e centros de investigação, salientando que só através da transferência de conhecimento científico será possível garantir respostas eficazes e sustentáveis.

Para Paulo Ramalho, a agricultura continua a ser um eixo determinante não apenas para a sustentabilidade ambiental e económica do território, mas também para a segurança alimentar e para a coesão social das comunidades rurais.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Alheiras Angelina
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorCICLOCROSSE INTERNACIONAL DECORRE ESTE DOMINGO EM VILA REAL
Próximo artigoEM CENÁRIO DE MONTANHA, LALIM VERTICAL COROA NOVOS CAMPEÕES NA II EDIÇÃO