A Câmara Municipal de Vila Real detém, agora, a Indicação Geográfica (IG) e um logótipo oficial da Louça Preta de Bisalhães, consolidando mais um passo fundamental na salvaguarda e valorização deste património cultural único.
A Indicação Geográfica identifica produtos com qualidades específicas associadas a um território, neste caso a freguesia de Mondrões, enquanto o logótipo funciona como um símbolo visual dessa origem, garantindo a sua genuinidade.
Este registo representa não só uma forma de proteger os oleiros e a sua arte, como também assegura que as peças certificadas passem a ostentar um selo de qualidade que atesta a sua origem e autenticidade, trazendo inúmeros benefícios para os artesãos e para o território: estimula a produtividade, reforça a competitividade e contribui para a valorização da economia local, ao mesmo tempo que promove o nome de Vila Real e da Louça Preta de Bisalhães a nível nacional e internacional.
A A.CERTIFICA continuará a trabalhar em colaboração com a Autarquia e, posteriormente, com o apoio da Junta de Freguesia de Mondrões, será feita a relação direta com os oleiros, de forma a tornar o processo de certificação uma realidade concreta.
A certificação representa, assim, uma garantia de qualidade para os consumidores e um incentivo fundamental para que os artesãos e oficinas continuem a produzir Louça Preta de Bisalhães, assegurando a sua continuidade e promovendo o reconhecimento de um património cultural único que merece ser preservado.
Jornalista: Luís Lopes
Foto:CM Vila Real


