A ciência e a inovação na Região Norte passam a dispor de novo fôlego com o apoio do programa NORTE 2030 a 47 projetos promovidos por universidades e institutos politécnicos. O investimento total ultrapassa os 94 milhões de euros, com mais de 57 milhões assegurados por fundos europeus, e tem como objetivo aproximar o conhecimento científico das necessidades reais das empresas e das comunidades.

A estratégia passa por reforçar a transferência de tecnologia, estimular parcerias com o tecido económico e afirmar a Região Norte como território competitivo no panorama europeu da inovação.

Na sessão “NORTE 2030 – Ensino Superior na Inovação e Ciência”, realizada no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, e que contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, foi formalizada a criação da Rede Temática Regional “Valorização do Ensino Superior e do Conhecimento no Norte”. O protocolo agora assinado reforça a cooperação entre instituições académicas e agentes regionais para potenciar o desenvolvimento económico e social.

Com esta nova vaga de financiamento, o NORTE 2030 consolida a posição da região como polo de conhecimento e referência europeia em inovação.

Jornalista: Vitória Botelho

Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCASTELO DE MONTALEGRE RECEBE CAMPEONATO NACIONAL DE SALVAMENTO POR CORDAS 2025
Próximo artigo“CHEF JUSTA NOBRE VAI À ESCOLA” EM MACEDO DE CAVALEIROS