As comunicações em casos de emergência estão a ser asseguradas pela rede Siresp na prestação de socorro por parte de corporações de bombeiros, como a de Bragança, devido à avaria que afeta desde segunda-feira a operadora Vodafone.

O comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins, disse hoje à Lusa que desde segunda-feira que a corporação está sem comunicações, nomeadamente no número habitual do quartel, consequência dos constrangimentos na Vodafone, justificados pela empresa por um ciberataque.

“O maior problema” que a situação coloca, como explicou o comandante, é a emergência médica, mas, “desde as 21:00 de segunda-feira que, por indicações nacionais, ficou estabelecido que estas comunicações são feitas através da rede do estado para as situações de emergência e segurança, o Siresp.

Segundo concretizou, em caso de emergência, as pessoas devem ligar o 112 e são encaminhadas para os chamados CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica”.

Este é o processo habitual, o que a varia nas comunicações da operadora veio impedir foi que o CODU acione os corpos de bombeiros diretamente por telefone.

O Siresp está a permitir que se estabeleça este contacto, segundo ainda o comandante, que afirmou à Lusa tratar-se de uma situação “a nível nacional”.

Para outros casos, que não as emergências médicas, os bombeiros de Bragança indicaram à população, inclusive nas redes sociais, um número alternativo para contactar o quartel, nomeadamente através do 932968693.

A rede Siresp, segundo disse, permite também o contacto através de canais internos entre as diversas corporações, nomeadamente ao nível distrital.

Por: Lusa

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Artigo anteriorAUTARCAS DE MONTALEGRE VÃO SER JULGADOS POR PREVARICAÇÃO
Próximo artigoABERTO CONCURSO PÚBLICO PARA REABILITAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA MIRANDELA A BORNES