Enquanto não é conhecido o relatório das autoridades de saúde do distrito de Bragança, relativo às alterações que se verificaram, nas últimas 24 horas, na situação epidemiológica do novo coronavírus, é já possível adiantar que existem mais cinco casos positivos no concelho de Mirandela, face aos que constavam, ontem, no boletim de quinta-feira.

Três casos foram registados na freguesia de São Salvador, todos ligados à família de uma mulher que já tinha testado positivo no passada terça-feira. Os dois pacientes mais idosos estão internados no hospital de Mirandela, os restantes estão a cumprir isolamento no domicílio.

Os restantes dois casos positivos das últimas 24 horas no concelho de Mirandela são de duas funcionárias do infantário “Arco-Íris”, da Santa Casa da Misericórdia, confirmados pelo próprio Provedor, e que se juntam ao caso positivo detetado no início da semana de uma educadora, e que já tinha levado ao fecho da sala de 1 ano.

Com estes dois novos casos de infeção, foi, hoje, encerrada a sala dos bebés daquele infantário. “Esta manhã, fomos informados que essas duas colaboradoras tinham testado positivo e, seguindo as indicações das autoridades de saúde, encerramos a sala dos bebés, com a diretora do infantário também a ficar em isolamento já que esteve em contacto com os bebés e com as funcionárias”, adiantou Adérito Gomes.

Entretanto, no infantário “Miminho”, também gerido por aquela instituição, está fechada a sala de um ano, dado que um bebé de 17 meses testou positivo, apesar de “já há mais de uma semana que a criança em causa não frequentava o infantário, logo após os pais terem testado positivo”.

Ainda assim, “as funcionárias que estavam afetas a essa sala, já testaram e aguardam resultado laboratorial, em casa”, acrescentou o Provedor.

Ainda segundo Adérito Gomes, a mãe de um outro bebé de 8 meses, testou positivo, esta semana, mas a criança “teve um resultado negativo”, pelo que a sala dos bebés do infantário “Miminho” continua aberta, por indicação das autoridades de saúde.

Entretanto, os últimos dados avançados pela ULS Nordeste sobre o número total de pacientes com Covid-19, internados nas três unidades hospitalares do distrito de Bragança, referentes à meia-noite da passada quarta-feira, apontavam para 46 doentes, 39 dos quais estavam em internamento e 7 nos cuidados intensivos.

Ou seja, dos mais de 650 casos ativos no distrito, apenas cerca de 7% é que necessita de cuidados hospitalares, os restantes 93% recuperam no domicílio.

Os três hospitais do distrito de Bragança têm também internados, atualmente, seis doentes com Covid-19 que foram transferidos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, onde a situação está complicada com uma forte pressão devido à grande incidência de infeções covid-19 na região.

Jornalista: Fernando Pires

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n