“Terra” é o nome da primeira associação de produtores tradicionais da Galiza e do Norte de Portugal.

As entidades portuguesas e espanholas formalizaram esta quarta-feira a criação da primeira associação luso-galaica, para promover em feiras, e em conjunto, os seus produtos tradicionais.

O projeto, financiado com fundos comunitários, é promovido pelo Eixo Atlântico – entidade que fomenta a cooperação transfronteiriça – , pela Câmara de Vila Nova de Famalicão, pela Comunidade Intermunicipal (CIM) das Terras de Trás-os-Montes e pelo município espanhol O Barco de Valdeorras, em Espanha.

Segundo o comunicado do Eixo Atlântico, a inciativa já está a ser desenvolvida há oito anos por cidades e municípios dos dois lados da fronteira e tem como “objetivo promover produtos do território de elaboração artesanal e de excelência”.

A entidade organiza, anualmente, duas feiras para a compra dos referidos produtos, uma em O Barco de Valdeorras, em setembro, e outra em Santiago de Compostela, com data marcada para julho.

O Eixo Atlântico refere que tem promovido nos últimos anos “a comercialização de produtos tradicionais da Galiza e do Norte de Portugal no âmbito de uma estratégia de promoção nas zonas de baixa densidade populacional para contribuir para a criação de atividades económicas”.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n