Chama-se “Desvespa Douro” e dispôs 350 mil euros para combater a vespa asiática nos 19 município que integram a comunidade intermunicipal. Apenas em 2023, na região já foram contabilizados cerca de mil ninhos.

O “Gesvespa Douro” é um programa que visa o combate a esta espécie exótica que tem vindo a invadir todo o território duriense, tendo, como objetivo a deteção e vigilância, bem como o controlo e a monitorização da espécie.

João Gonçalves, chefe de divisão da CIM, referiu, à agência Lusa, que o número de ninhos de vespa velutina/asiática duplicou em relação ao ano anterior, tendo, também, aumentado a área afetada.

“No total da região da CIM chegou perto de um milhar de ninhos detetados”, referiu, acrescentando que este é um problema grave que está também a impactar diretamente na produção de mel, que é uma importante fonte de rendimento para as populações.

O aumento de ninhos da vespa asiática tem movido cada vez mais preocupação, principalmente nas zonas urbanas.

A vespa asiática é uma espécie carnívora e predadora da vespa europeia. Instala-se, sobretudo, em áreas urbanas e periurbanas e representa uma ameaça à sustentabilidade da apicultura nacional, com eventuais consequências na produção de mel e na produção agrícola.

Já foram realizadas ações de formação junto às equipas municipais e criados, também, manuais com vários métodos considerados eficazes para o combate.

Através de uma plataforma online, criada pela CIM-Douro, os cidadãos podem reportar o avistamento de ninhos.

Na próxima segunda-feira Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, vai ser palco dos resultados do Gesvespa e da campanha de deteção e destruição dos ninhos.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorPOLÉMICAS QUE ENVOLVEM O MUNICÍPIO LEVAM PSD DE MIRANDELA A “EXIGIR” AO EXECUTIVO MAIS RIGOR E TRANSPARÊNCIA NAS DECISÕES
Próximo artigoCHAVES ALERTA PARA A PREVISÃO DA SUBIDA DO CAUDAL DO RIO TÂMEGA