Um aluno de 11 anos terá sido sodomizado por oito colegas, com idades entre os 13 e os 16 anos, com recurso a uma vassoura, no interior da escola de Vimioso.

Na informação divulgada, à agência Lusa, a denúncia parte da Junta de Freguesia de Vimioso, onde refere que há “um clima de terror e de encobrimento” que, alegadamente, se vive no Agrupamento de Escolas de Vimioso, relatando vários casos de violência entre alunos, entre alunos e funcionários”. 

O episódio “hediondo da sodomização” aconteceu na passada sexta-feira, a 19 de janeiro.

Pelas 12h30, desse dia, um grupo de oito colegas “com recurso a uma vassoura” terá sodomizado uma criança.

Segundo a Junta de Freguesia, é referido que existia a presença de, pelo menos, uma funcionária, que “nada fez” para travar os supostos agressores.

Os factos já foram comunicados à Polícia Judiciária e ao Ministério Público. De acordo com as autoridades, dois dos agressores têm 16 anos – já respondem criminalmente – e os restantes entre 13 e 15 anos.

Segundo avança a Lusa, os alegados agressores como a vítima, continuam a frequentar o mesmo estabelecimento de ensino.

“A alegada agressão sexual aconteceu na sexta-feira, mas só três dias depois, na segunda-feira, 22 de janeiro, é que a GNR foi informada da ocorrência, e só nesse dia é que o aluno foi levado ao Centro de Saúde de Vimioso e depois ao Hospital de Bragança, com arranhões e queixas”, refere.

Na terça-feira estiveram no local inspetores da Polícia Judiciária e, na quarta-feira, a vítima foi encaminhada para o Instituto de Medicina Legal, no Porto, para realização de perícias.

Também em resposta enviada à Lusa, o presidente da Comissão de Proteção de Crianças de Jovens (CPCJ) de Vimioso confirma o episódio de sodomização, sublinhando que também só foi informado da situação pelas 16:35, de segunda-feira.

“Apercebendo-me de que a situação relatada, a ser verdade, era gravíssima, de imediato contactei a diretora do agrupamento escolar e a mãe da criança que, com algum sentimento de revolta, me descreveu tudo o que o filho, de 11 anos, lhe transmitiu mal regressou a casa vindo da escola por volta das 18:00 [de sexta-feira]”, explica António Santos.

Há cerca de uma hora, António Santos confirmou, em declarações à CNN, que Um dos alegados agressores da criança de 11 anos sodomizada “com recurso a uma vassoura”, na escola de Vimioso, no distrito de Bragança, é o irmão da vítima.

Slider