A cidade de Bragança prepara-se para um fim de semana marcado por iniciativas culturais, académicas e de valorização do território.

Esta sexta-feira, 26 de setembro, o Centro Nacional de Inovação Jurídica recebeu, às 10h00, a conferência “Inteligência Artificial e Tribunais”. A sessão de abertura contou com a presença de Eduardo Vera-Cruz Pinto, coordenador do centro e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Paulo Xavier, presidente da Câmara Municipal de Bragança, João Massano, bastonário da Ordem dos Advogados, Amadeu Guerra, procurador-geral da República, e João Cura Mariano, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura.

No sábado, 27 de setembro, o município associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, este ano sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, proposto pela ONU. Entre as 09h00 e as 13h00, a Praça da Sé recebe a última edição de verão da iniciativa “Banca na Praça”, que promove cadeias curtas e aproxima turistas de produtores e artesãos locais.

No Posto de Turismo Municipal serão oferecidas miniaturas do tradicional Pastel Brigantino, resultado de uma parceria entre o município e os pasteleiros locais, que valoriza recursos endógenos como mel, castanha e azeite. Paralelamente, decorrerá uma campanha de sensibilização sobre Economia Circular, que inclui a oferta de sacos de pano reutilizáveis e materiais informativos sobre práticas de consumo mais sustentáveis.

Ainda no sábado, às 18h00, a Basílica de Santo Cristo de Outeiro, na aldeia de Outeiro, será palco do Concerto de Abertura do Bragança ClassicFest, que promete atrair amantes da música à região.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Bragança

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorUTAD COORDENA PROJETO EUROPEU DE 5,5 MILHÕES PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO ALIMENTAR NA UE
Próximo artigoHEARTCHEST: PROJETO INOVADOR UNE CASTANHA E AZEITE TRANSMONTANO PARA SAÚDE CARDIOVASCULAR