Com a chegada de Ricardo Mangas ao Sporting CP, proveniente do Spartak, o algarvio, natural de Olhão, volta a encontrar Rui Borges, com quem já coincidiu nos primórdios da sua carreira, quando o “mirandelense” assumiu a função de treinador principal no SC Mirandela.
Desde Mirandela, quando em 2017/2018, Rui Borges assumiu o comando técnico do Sport Club local, curiosamente sucedendo o seu atual adjunto, Ricardo Chaves, a carreira de Mangas tem coincidido com a do seu técnico.
Ricardo Mangas proveniente dos juniores do SL Benfica, chegava a Mirandela por empréstimo do Desp. das Aves, onde foi homem de confiança de Rui Borges quase toda a temporada.
Na temporada 24/25 os dois “figurantes” do nosso futebol voltam a juntar caminhos no Vitoria SC, onde meia época de bom nível, permitiu a ambos dar um “salto” pelo menos financeiro, na carreira. Rui Borges abraçou o projeto Sporting SC onde acabou por ser campeão, e Ricardo Mangas rumou à Rússia para representar o Spartak “de Moscovo”.
Quis o destino, ou não, que quase uma década depois de Mirandela, se voltassem a juntar para um projeto mais ambicioso do que o que tinham no início da carreira. Ricardo Mangas conta com mais de 30 partidas ao serviço do seu novo técnico, que tem tendência a considerá-lo uns dos seus intocáveis.
Jornalista: Edgar Pedreiro