A Palombar vai organizar dia 12 de setembro, das 09h00 às 12h30, uma sessão de Anilhagem Científica de Aves.

A organização não governamental de ambiente, Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, anunciou que vai comemorar o Dia da Ecologia – que se assinala no próximo dia 14 de setembro – com uma sessão de Anilhagem Científica de Aves, em Vila Chã da Ribeira, no concelho de Vimioso.

A anilhagem científica de aves é um método que consiste na marcação indivídual dos individuos capturados, tendo-se tornado popular na investigação científica dado a sua elevada eficácia no estudo da biologia, ecologia e comportamento de aves.

A iniciativa internacional visa “aproximar a Ecologia e os ecólogos da sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável, promovida pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), em conjunto com a Federação Europeia de Ecologia (EEF)”, explica na nota.

Vão ser ainda divulgados diversos conteúdos de sensibilização e educação ambiental destinados a diferentes faixas etárias, nomeadamente, o documentário “Proteger a rapina das searas”; os livros “O Diário secreto da Águia-de-Bonelli” e “Estratégias de Combate ao Uso Ilegal de Venenos em Portugal”, o “Guia Informativo – Manual de Instalação de Pastagens Biodiversas” e quatro folhetos de atividades “As aves fazem mais do que cantar”.

Numa altura em que as questões ambientais e de sustentabilidade do Planeta Terra tornam-se incontornáveis, e que as ameaças à biodiversidade e aos ecossistemas intensificam-se, a organização considera que a celebração deste dia é “muito mais do que uma simbologia, é uma forma de alertar, sensibilizar e, sobretudo, agir para assegurar um desenvolvimento humano efetivamente sustentável”, remata.

O que vai aprender ao participar nesta atividade? A Palombar explica.

Durante a atividade, estará em contato direto com a natureza e aumentará o conhecimento sobre a anilhagem cientifica de aves e os valores naturais existentes na Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000, ao participar numa ação de educação ambiental onde se pretende capacitar os participantes para que sejam agentes ativos e informados sobre aspetos relacionados com a proteção e valorização da biodiversidade, nomeadamente da avifauna e dos habitats de que dependem. Ficará a conhecer, ainda, os métodos de captura, marcação e monitorização das populações de aves silvestres.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Luís Ribeiro/Palombar

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorEQUIPA FEMININA DO CTM MIRANDELA DISPUTA SUPERTAÇA ESTE SÁBADO
Próximo artigoUM MORTO EM DESPISTE DE CARRO EM BRAGANÇA