A região Norte contará com a mobilização de mais de três mil operacionais apoiados por 723 veículos, segundo o ministro da Administração Interna.

O ministro da Administração Interna deslocou-se até Chaves, na passada segunda-feira, para apresentar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2023), na região norte.

Em declarações aos jornalistas, José Luís Carneiro afirmou que “agora já temos mais de 60% de investimento na prevenção e cerca de 40% no combate”. Atualmente, encontram-se afetos ao dispositivo nacional um total de 13.891 elementos um número que representa um crescimento de 7,5% face ao mesmo período de 2022, e de 42% face ao ano de 2017.

O período mais crítico para a atividade do DECIR prolonga-se até ao dia 30 de setembro. E a região Norte contará com 3.049 operacionais dos diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes, apoiados por 723 veículos.

Recorde-se que os operacionais envolvidos no DECIR são elementos pertencentes aos bombeiros voluntários, Força Especial de Proteção Civil, militares da Guarda Nacional Republicana e elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente sapadores florestais e sapadores bombeiros florestais.

“É fulcral garantir um reforço deste dispositivo que assegura a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão de todos meios disponíveis em prol da comunidade, mas mais importante que os meios é o papel comportamental das pessoas”, disse o autarca flaviense.

Nuno Vaz relembrou ainda a importância da consciencialização para ações preventivas, reconhecendo o valor de todos aqueles que diariamente servem a causa pública, no domínio da proteção civil.

Jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n