No fim de março do ano passado, ainda o número de infetados em Portugal tinha acabado de ultrapassar os seis mil e havia 140 mortes por covid-19, menos de um mês após o primeiro caso no país, e já se falava lá fora num “milagre português”. Mas logo os franceses alertaram que se podia estar a “falar cedo demais”. E assim foi.

Portugal terminaria o ano com mais de 413 mil casos e quase sete mil óbitos. E o pior ainda estava para vir. “Pesadelo depois do Natal”, escreveram os espanhóis, destacando um país que em janeiro liderava mundialmente em número de novos contágios e em média de mortes. Um país que esteve perto do abismo, mas que parece estar agora a recuperar do trauma da terceira fase da pandemia.

“O país que foi um exemplo na luta contra o vírus está na vanguarda mundial em vítimas depois de festas quase sem restrições”. A frase, num artigo do jornal espanhol “El País” publicado no dia 6 de fevereiro, resume na perfeição a forma como Portugal foi visto lá fora durante o primeiro ano da pandemia. Se há um ano se falava em “milagre”, pela forma como o país havia conseguido controlar a primeira fase, o mesmo não se podia dizer no início de 2021, em que a ressaca do Natal e do Ano Novo trouxe uma onda descontrolada de novos casos e óbitos diários.

“Nesta pandemia, Portugal pisou o céu e o inferno”, diziam os espanhóis, referindo que o país estava “no topo do planeta em infeções e na média diária de mortes” e que “teve que pedir ajuda internacional”. Os números, escrevia o “El País”, eram “assustadores”. “Metade das mortes por covid em Portugal ocorreram em janeiro e a incidência por 100 mil habitantes em 14 dias atinge números nunca antes vistos”. A culpa, concordavam cidadãos e especialistas, foi das restrições do Natal. Ou a falta delas.

Ler mais:https://www.jn.pt/nacional/do-milagre-ao-pesadelo-um-ano-de-pandemia-em-portugal-visto-la-fora-13376340.html

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n