Dois homens, com idades entre os 58 e 61 anos, foram detidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) na passada quarta-feira, no concelho de Murça, distrito de Vila Real, por alegado transporte de tabaco sem estampilha fiscal.
De acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pela GNR, a detenção ocorreu no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária, na Autoestrada que liga Matosinhos a Quintanilha, perto da fronteira com Espanha. Os indivíduos seguiam numa viatura ligeira de mercadorias onde foram encontrados cerca de 12.500 maços de cigarros, o equivalente a 250 mil unidades, sem a estampilha legal exigida para comercialização em território nacional.
A força de segurança esclareceu que os detidos não possuíam qualquer documentação que justificasse a origem, produção ou introdução legal daquele tabaco no mercado. A mercadoria foi apreendida, sendo o seu valor estimado em 64.500 euros.
Segundo as autoridades, a eventual venda deste tabaco no mercado paralelo representaria uma perda fiscal para o Estado na ordem dos 38.500 euros, nomeadamente em sede de Imposto Especial de Consumo (IEC).
Os suspeitos foram detidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.