A internacionalização das empresas durienses e o reforço da presença dos vinhos do Douro nos mercados externos estão no centro de um novo programa estratégico apresentado esta terça-feira no Peso da Régua, numa iniciativa conjunta do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O projeto, denominado “Portuguese Wines Go Global”, pretende capacitar os produtores da região para os desafios da exportação, da promoção internacional e da afirmação das marcas durienses num mercado global cada vez mais competitivo.
“O objetivo desta ação é capacitar as nossas empresas para uma dinâmica de exportação”, afirmou Gilberto Igrejas, sublinhando que a iniciativa procura dar ferramentas concretas aos agentes económicos da região para enfrentarem os desafios da internacionalização.
Falando aos jornalistas à margem da sessão de apresentação, Gilberto Igrejas destacou que esta primeira ação, realizada na Régua, pretende sobretudo sensibilizar as empresas de média dimensão para a necessidade de expandirem a presença das suas marcas além-fronteiras.
“O objetivo desta primeira sessão foi despertar os agentes económicos para a importância de internacionalizarem as suas marcas e prepararem as empresas para novos mercados”, referiu.
O programa prevê a realização de oito ações temáticas dedicadas a áreas consideradas estratégicas para o setor vitivinícola, incluindo marketing, enoturismo, exportações, gestão de marca, comércio eletrónico, inovação, tendências de consumo e ‘storytelling’.
A aposta passa por fornecer aos produtores ferramentas de análise e posicionamento internacional, ajudando cada empresa a compreender melhor a sua identidade, os mercados mais adequados e as estratégias necessárias para competir globalmente.
“Cada agente económico precisa perceber qual é a dinâmica da sua empresa e como pode posicionar-se nesses mercados”, explicou o presidente do IVDP.
Durante o encontro foram também divulgados dados atualizados sobre o desempenho económico dos vinhos da região. Em 2025, o vinho do Porto gerou um volume de negócios de cerca de 365 milhões de euros, registando uma ligeira quebra de 0,2% face ao ano anterior.
Já os vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) Douro atingiram um volume de negócios de 235 milhões de euros, menos 1,5% em comparação com 2024.
Perante estes números, a necessidade de diversificar mercados e reforçar estratégias de promoção internacional foi uma das principais conclusões da sessão.
Atualmente, os principais destinos do vinho do Porto continuam a ser Portugal, França, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos da América, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Canadá e Espanha.
Gilberto Igrejas defendeu ainda que o crescimento internacional do setor deve passar por uma maior valorização das marcas próprias e da identidade da região.
“Ninguém promove melhor a marca do que nós próprios. Não devemos entregar de forma secundária a nossa marca a terceiros que não têm a mesma aptidão para defender a nossa denominação de origem”, afirmou.
A sessão desta terça-feira reuniu cerca de 65 empresas da região e marcou o arranque oficial de uma estratégia que pretende fortalecer a competitividade do Douro e consolidar a posição dos vinhos durienses nos mercados internacionais.
O projeto “Portuguese Wines Go Global” é cofinanciado pelo programa Compete 2030.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorESCOLA MUNICIPAL DE NATAÇÃO DE SÃO JOÃO DA PESQUEIRA EM DESTAQUE NO TORNEIO PROFESSOR AFONSO SALDANHA
Próximo artigoBIBLIOTECA MUNICIPAL DE MIRANDA DO DOURO RECEBE APRESENTAÇÃO DO LIVRO “O MUNDO SUFOCA-ME E EU TAMBÉM”