O Douro será, em setembro deste ano, o cenário de uma das mais desafiantes competições de aventura a nível mundial. O NORCHA Discover Douro Valley, uma das etapas do circuito Adventure Racing World Series (ARWS), promete testar os limites dos atletas durante quatro dias de intensas provas de corrida, BTT, canoagem e orientação.
De 2 a 8 de setembro, 20 equipas mistas, compostas por quatro elementos cada, irão enfrentar um total de 500 quilómetros non-stop, cruzando os 19 concelhos da região do Douro. Este percurso inclui duas das mais importantes classificações de patrimónios mundiais da UNESCO, tornando a prova não apenas um desafio físico, mas também uma verdadeira imersão na beleza natural e cultural da região.
Até ao momento, o impacto internacional do evento já é visível, com a confirmação de equipas provenientes de 14 nacionalidades diferentes, incluindo países da América do Norte e do Sul, Europa e Austrália. “Estamos empolgados para dar as boas-vindas a equipas de várias partes do mundo para vivenciar o melhor da Aventura num dos lugares mais incríveis do planeta,” afirmou Pedro Pinto, Diretor Geral do evento.
O NORCHA não é apenas uma competição, é descrito pelos organizadores como uma “verdadeira jornada de descoberta e superação”. Os participantes serão desafiados a enfrentar condições extremas, privação de sono e provas surpresa, com a navegação feita exclusivamente com mapas fornecidos pela organização. A cada etapa, as equipas terão de se adaptar ao terreno e ao ambiente, explorando a região de uma maneira única e intensa.
Luís Reguengo Machado, Presidente da CIM Douro, sublinhou ainda a importância do evento num contexto mais amplo, “Num ano em que o país voltou a sofrer com os fogos, este evento assume também uma dimensão simbólica – lembrar-nos que a natureza não é apenas paisagem, mas um bem essencial ao equilíbrio do nosso ecossistema social e à saúde de cada um de nós. Precisamos de mais iniciativas que aproximem as pessoas do território e reforcem a perceção de que proteger e valorizar a natureza é investir no nosso futuro coletivo.”
Com o arranque da prova marcado para o dia 4 de setembro, a rota será mantida em segredo até uma hora antes do início, mantendo o suspense e a emoção no ar. Todas as equipas serão acompanhadas por GPS Live Tracking, permitindo que o público acompanhe em tempo real o progresso dos atletas.
A organização do evento tem apostado, também, na promoção da região através do projeto digital “Discover Douro”, que inclui um portal e uma aplicação, reforçando a visibilidade do Douro como destino de Turismo de Natureza e Aventura.
A região do Douro, composta por 19 concelhos, será o ponto de encontro para as grandes equipas internacionais de aventura, que terão a oportunidade de explorar o coração de Portugal, numa experiência desportiva que é ao mesmo tempo um verdadeiro tributo à natureza e à capacidade humana de superação.
Jornalista: Vitória Botelho