O Douro será, em setembro deste ano, o cenário de uma das mais desafiantes competições de aventura a nível mundial. O NORCHA Discover Douro Valley, uma das etapas do circuito Adventure Racing World Series (ARWS), promete testar os limites dos atletas durante quatro dias de intensas provas de corrida, BTT, canoagem e orientação.

De 2 a 8 de setembro, 20 equipas mistas, compostas por quatro elementos cada, irão enfrentar um total de 500 quilómetros non-stop, cruzando os 19 concelhos da região do Douro. Este percurso inclui duas das mais importantes classificações de patrimónios mundiais da UNESCO, tornando a prova não apenas um desafio físico, mas também uma verdadeira imersão na beleza natural e cultural da região.

Até ao momento, o impacto internacional do evento já é visível, com a confirmação de equipas provenientes de 14 nacionalidades diferentes, incluindo países da América do Norte e do Sul, Europa e Austrália. “Estamos empolgados para dar as boas-vindas a equipas de várias partes do mundo para vivenciar o melhor da Aventura num dos lugares mais incríveis do planeta,” afirmou Pedro Pinto, Diretor Geral do evento.

O NORCHA não é apenas uma competição, é descrito pelos organizadores como uma “verdadeira jornada de descoberta e superação”. Os participantes serão desafiados a enfrentar condições extremas, privação de sono e provas surpresa, com a navegação feita exclusivamente com mapas fornecidos pela organização. A cada etapa, as equipas terão de se adaptar ao terreno e ao ambiente, explorando a região de uma maneira única e intensa.

Luís Reguengo Machado, Presidente da CIM Douro, sublinhou ainda a importância do evento num contexto mais amplo, “Num ano em que o país voltou a sofrer com os fogos, este evento assume também uma dimensão simbólica – lembrar-nos que a natureza não é apenas paisagem, mas um bem essencial ao equilíbrio do nosso ecossistema social e à saúde de cada um de nós. Precisamos de mais iniciativas que aproximem as pessoas do território e reforcem a perceção de que proteger e valorizar a natureza é investir no nosso futuro coletivo.”

Com o arranque da prova marcado para o dia 4 de setembro, a rota será mantida em segredo até uma hora antes do início, mantendo o suspense e a emoção no ar. Todas as equipas serão acompanhadas por GPS Live Tracking, permitindo que o público acompanhe em tempo real o progresso dos atletas.

A organização do evento tem apostado, também, na promoção da região através do projeto digital “Discover Douro”, que inclui um portal e uma aplicação, reforçando a visibilidade do Douro como destino de Turismo de Natureza e Aventura.

A região do Douro, composta por 19 concelhos, será o ponto de encontro para as grandes equipas internacionais de aventura, que terão a oportunidade de explorar o coração de Portugal, numa experiência desportiva que é ao mesmo tempo um verdadeiro tributo à natureza e à capacidade humana de superação.

Jornalista: Vitória Botelho

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVILAR DE PERDIZES ACOLHE 39.º CONGRESSO DE MEDICINA POPULAR ATÉ DOMINGO
Próximo artigoALIJÓ: TRABALHOS DE CAMPO NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE TRÁS DO CASTELO CHEGAM À FASE FINAL