A região do Douro Superior deu mais um passo no reforço da sua capacidade técnica e científica com a inauguração da ampliação do Laboratório de Metrologia da Associação de Municípios do Douro Superior de Fins Específicos (AMDSFE). A nova infraestrutura surge como uma aposta no apoio aos municípios, empresas e instituições da região, permitindo aumentar a resposta a necessidades de medição, calibração e controlo técnico especializado.
A cerimónia decorreu no passado dia 19 de junho e reuniu diversas entidades nacionais e regionais, sublinhando a importância estratégica deste investimento para o território transmontano e duriense.
Em funcionamento desde 2008, o laboratório tem vindo a alargar gradualmente a sua área de intervenção e presta atualmente apoio a 28 municípios. A ampliação permitirá reforçar os serviços disponíveis, aumentando a capacidade operacional e contribuindo para uma maior eficiência no acompanhamento técnico prestado às autarquias e ao tecido empresarial.
A infraestrutura distingue-se ainda por ser a única do género em contexto municipal, em Portugal, acreditada para cumprir requisitos internacionais associados à competência laboratorial, consolidando-se como um recurso relevante para várias regiões do interior do país.
O investimento pretende reforçar a competitividade regional, valorizar os recursos existentes e apoiar o desenvolvimento económico e institucional do Douro, Trás-os-Montes e Beiras, através de serviços especializados e tecnologicamente mais avançados.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR


















