A Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo foi distinguida com o 3º prémio na categoria Excelência nos prestigiados 12th European Greenways Awards, que reconhecem as melhores iniciativas europeias de ecopistas. A candidatura, apresentada pela autarquia de Vila Pouca de Aguiar, em colaboração com os municípios de Chaves e Vila Real, destacou-se entre 33 candidaturas provenientes de 13 países.

O júri salientou a importância da Ecovia pela sua extensão de 55 km, que reutiliza a antiga linha ferroviária entre Chaves e Vila Real, bem como pela reabilitação das antigas estações ferroviárias de forma acessível, criando assim uma infraestrutura turística completa e integradora. A iniciativa permite não só a fruição pedonal e ciclável, mas também promove a valorização do património histórico e natural da região.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 9 de outubro, em Abanto-Zierbena, Bilbao, no País Basco (Espanha). Criado em 2003, o Prémio Vias Verdes Europeias tem como objetivo destacar exemplos de boas práticas na criação de ecopistas e incentivar a sua replicação em toda a Europa, promovendo o turismo sustentável e a mobilidade suave.

A Linha do Corgo, cuja reconversão deu origem à Ecovia, remonta ao século XIX e foi originalmente planeada para ligar as estâncias termais de Pedras Salgadas e Vidago, bem como as localidades de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Chaves, à Linha do Douro. Hoje, esta infraestrutura oferece aos visitantes uma experiência única, combinando turismo, património e natureza, num percurso que permite apreciar a beleza do rio Tâmega e das paisagens do Alto Tâmega.

O percurso destaca-se ainda pela ligação às águas termais que unem Pedras Salgadas, Vidago e Chaves, reforçando o caráter turístico e de lazer da região. Para além de proporcionar momentos de contacto com a natureza, a Ecovia promove a prática de atividade física ao ar livre, tornando-se um ponto de encontro para turistas, ciclistas e caminheiros.

Esta distinção representa um reconhecimento internacional do trabalho conjunto dos municípios envolvidos e do impacto positivo da Ecovia na promoção do território, do património histórico e do turismo sustentável no Norte de Portugal. O prémio reforça também o potencial do Alto Tâmega como destino de referência para ecoturismo e lazer em contato com a natureza.

A Redação,
Foto: DR

IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorDOURO STREETART FESTIVAL REGRESSA A SÃO JOÃO DA PESQUEIRA COM NOVA EDIÇÃO INTERNACIONAL
Próximo artigoBOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SALTO INAUGURAM EQUIPA CINOTÉCNICA DE BUSCA E RESGATE