A Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo foi distinguida com o 3º prémio na categoria Excelência nos prestigiados 12th European Greenways Awards, que reconhecem as melhores iniciativas europeias de ecopistas. A candidatura, apresentada pela autarquia de Vila Pouca de Aguiar, em colaboração com os municípios de Chaves e Vila Real, destacou-se entre 33 candidaturas provenientes de 13 países.

O júri salientou a importância da Ecovia pela sua extensão de 55 km, que reutiliza a antiga linha ferroviária entre Chaves e Vila Real, bem como pela reabilitação das antigas estações ferroviárias de forma acessível, criando assim uma infraestrutura turística completa e integradora. A iniciativa permite não só a fruição pedonal e ciclável, mas também promove a valorização do património histórico e natural da região.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 9 de outubro, em Abanto-Zierbena, Bilbao, no País Basco (Espanha). Criado em 2003, o Prémio Vias Verdes Europeias tem como objetivo destacar exemplos de boas práticas na criação de ecopistas e incentivar a sua replicação em toda a Europa, promovendo o turismo sustentável e a mobilidade suave.

A Linha do Corgo, cuja reconversão deu origem à Ecovia, remonta ao século XIX e foi originalmente planeada para ligar as estâncias termais de Pedras Salgadas e Vidago, bem como as localidades de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Chaves, à Linha do Douro. Hoje, esta infraestrutura oferece aos visitantes uma experiência única, combinando turismo, património e natureza, num percurso que permite apreciar a beleza do rio Tâmega e das paisagens do Alto Tâmega.

O percurso destaca-se ainda pela ligação às águas termais que unem Pedras Salgadas, Vidago e Chaves, reforçando o caráter turístico e de lazer da região. Para além de proporcionar momentos de contacto com a natureza, a Ecovia promove a prática de atividade física ao ar livre, tornando-se um ponto de encontro para turistas, ciclistas e caminheiros.

Esta distinção representa um reconhecimento internacional do trabalho conjunto dos municípios envolvidos e do impacto positivo da Ecovia na promoção do território, do património histórico e do turismo sustentável no Norte de Portugal. O prémio reforça também o potencial do Alto Tâmega como destino de referência para ecoturismo e lazer em contato com a natureza.

A Redação,
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorDOURO STREETART FESTIVAL REGRESSA A SÃO JOÃO DA PESQUEIRA COM NOVA EDIÇÃO INTERNACIONAL
Próximo artigoBOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SALTO INAUGURAM EQUIPA CINOTÉCNICA DE BUSCA E RESGATE