As eleições indiretas para o presidente e um vice-presidente das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I. P. vão realizar-se no próximo dia 12 de janeiro de 2026, de acordo com o despacho publicado ontem, 12 de dezembro, em Diário da República.

A convocatória, formalizada através do Despacho n.º 14805-C/2025, foi assinada pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Rodrigues Regalado, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 36/2023, que estabelece o novo modelo de governação das CCDR.
Segundo o despacho, a eleição do presidente das CCDR decorrerá em reunião das assembleias municipais, que poderão ser convocadas especificamente para este efeito, realizando-se o ato eleitoral de forma simultânea e ininterrupta em todo o país. Já a eleição do vice-presidente terá lugar nas instalações das comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas, também em simultâneo.
O documento prevê ainda que, em caso de empate entre as candidaturas mais votadas, seja realizado um novo ato eleitoral no dia 15 de janeiro de 2026, mantendo-se as mesmas regras. Caso não existam candidaturas, por qualquer motivo, para presidente ou vice-presidente, a eleição será adiada para 6 de março de 2026.
O acompanhamento de todo o processo eleitoral ficará a cargo da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), conforme determina a legislação em vigor.
As CCDR desempenham um papel central na coordenação regional, planeamento estratégico e gestão de fundos comunitários, sendo estas eleições consideradas um momento determinante para a definição da liderança regional no novo quadro institucional.

A Redação,
Foto: DR

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorLIGA DOS BOMBEIROS EXIGE PAGAMENTO IMEDIATO DE DÍVIDA DE 30 MILHÕES E QUER SER OUVIDA EM EVENTUAL REFORMA DA EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR
Próximo artigoVÍDEO: SANTA LUZIA TRAZ DE VOLTA O DIA DE DAR O PITO EM VILA REAL