No ano de 2023 foram registados 602 acidentes com veículos agrícolas e 40 vítimas mortais, divulgou a GNR, esta segunda-feira.

A GNR revelou hoje dados referentes aos acidentes com tratores agrícolas. Foram um total de 602 acidentes que resultaram na morte de 40 pessoas, foram ainda registados 65 feridos graves e 224 feridos leves.

A Guarda refere que foram “reforçadas as ações de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de fazer cumprir as regras de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais”.
Adianta que durante o ano anterior foram realizadas 1 011 ações de sensibilização, tendo sido alcançadas 8 638 pessoas. “Estas ações têm especial incidência em propriedades privadas, a agricultores com pequenas e médias culturas, atendendo que por norma é nestes locais onde ocorrem mais acidentes com veículos agrícolas”, explica.

Segundo as autoridades, as causas mais comuns dos acidentes rodoviários com veículos agrícolas são a “distração, falta de destreza e as manobras irregulares”.

No que respeita aos acidentes com veículos agrícolas, em propriedade privada, os motivos são “a perda de controlo, a irregularidade do terreno e a queda do trator”.

A GNR relembra que medidas devem ser tomados para evitar estes acidentes. Uma delas será a manutenção do veículo, uma vez que o mau funcionamento pode causar acidentes. As estruturas de proteção, como o arco de “Santo António”, podem também evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos.

Acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei também são consideradas fundamentais.

Os utilizadores devem ainda frequentar ações de formação teóricas e práticas, para conhecer os riscos da condução de tratores e máquinas agrícolas e florestais. Assim como respeitar os limites de carga e dimensão das máquinas e tratores agrícolas e florestais.

Não conduzir sob o efeito de álcool, fadiga ou em velocidade não adequada às condições do veículo e à carga transportada.

A GNR informa que irá desenvolver ações de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras, da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Ação Fiscal.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798