Na vila de Carrazeda de Ansiães o ponto mais alto do Carnaval é o rebentamento do “Pai da Fartura”, um evento que usa a sátira social para “expurgar” o descontentamento da comunidade, que culmina com o julgamento e condenação, com pena de morte do “Pai da Fartura”, cujo rebentamento encerra os tempos de folia.

De ano para ano o Carnaval de Carrazeda de Ansiães conquista mais entusiastas, não apenas da terra, mas essencialmente de fora, que se deslocam a este concelho propositadamente para assistir a esta peculiar tradição.

“A sátira social é usada para apresentar publicamente os motivos de insatisfação e discórdia da comunidade, incidindo com muita frequência nas políticas, locais, nacionais ou europeias que, direta ou indiretamente, prejudicam ou penalizam a população” informa autarquia de Carrazeda de Ansiães em comunicado enviado ao Canal N.

A festa começa ao início da tarde do dia de Carnaval, este ano 13 de fevereiro, numa merenda coletiva, seguindo-se o cortejo carnavalesco onde participam mais de 20 tratores com atrelados transformados em carros alegóricos, aos quais se juntam os Zíngaros e outras associações locais com gigantones, cabeçudos e músicos.

“Os carros representam aldeias ou associações locais, que aproveitam o desfile pela sede de concelho para ironizar com a atualidade política económica e social, cada qual sublinhando o que considera mais caricato, descabido ou prejudicial. “Como é Carnaval ninguém leva a mal”, as mensagens vão passando e as alfinetadas deixadas, sem dó nem piedade.  

Mas é ao início da noite que o espetáculo “aquece”.” explica o mesmo comunicado.

O povo arrasta o “Pai da Fartura”, a figura alegórica que representa os excessos, as mentiras e enganos, para um julgamento, junto ao Pelourinho da vila. Versos satíricos são lidos a alta voz, provocando riso e aplausos na comunidade, que acorre em massa para assistir ao evento.

Depressa se percebe que as lamúrias do “Pai da Fartura” de nada lhe valeram, a sentença já está (antecipadamente) decidida: pena de morte. A figura é envolta em explosivos, estoira, arde e desfaz-se em cinzas.

Apesar de se tratar de uma festa pagã, por vezes até com pitadas satânicas, este momento representa o fim de um ciclo, de fartura e de folia, e o início do período de Quaresma que, seguindo a religião católica, representa sacrifícios, jejum, abstinência, recolhimento e oração.

Jornalista: Lara Torrado

Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorMULHER FERIDA APÓS SER ATROPELADA EM MIRANDELA
Próximo artigoSUSPEITOS DE PERTENCER A REDE DE TRÁFICO DE DROGA QUE OPERAVA A PARTIR DE MIRANDELA COMEÇAM A SER JULGADOS