Em pleno arranque do Entrudo Chocalheiro, em Podence, a Casa do Careto ressurgirá com uma “cara” renovada. A intervenção integrou a candidatura “Reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Purificação: o Sagrado e o Profano num Património da Humanidade”, submetida pelo Município de Macedo de Cavaleiros ao Aviso “Património Cultural – infraestrutural”, aprovada e cofinanciada pelo PO NORTE 2020, no valor global de 580.874,69 euros.

“Com as várias intervenções previstas na operação pretendeu-se criar uma integração e articulação holística do património religioso e profano de Podence, inerente à Igreja de Nossa Senhora da Purificação e aos Caretos de Podence, para a estruturação de um produto turístico de elevada vocação cultural, projetando a imagem da região e enriquecendo a sua oferta turística” refere, em comunicado, a autarquia.

Rui Vilarinho, presidente do município de Macedo de Cavaleiros, recorda que a “Casa do Careto, é o principal espaço de interpretação das Festas de Inverno, do Carnaval de Podence e dos Caretos. No entanto, a sua exposição não apresentava uma museografia atual, com padrões que correspondam a um Património da Humanidade. Este investimento permitiu a integração dos elementos culturais de Podence reforçando o potencial turístico e cultural do concelho e da região, tanto nas suas funções de valorização da sua cultura, como na adoção de um papel mais ativo na geração e no incremento de fluxos económicos para o território.”

A exposição estará em destaque este fim de semana, no Carnaval de Podence, cujo programa contempla mais de 40 atividades.

CASA DO CARETO

A Casa do Careto foi inaugurada no dia 22 de fevereiro de 2004 e, desde essa data, tem sido realizada uma grande dinâmica com um potencial para a valorização e sustentabilidade da tradição, na divulgação e preservação dos rituais dos Caretos de Podence.

Este espaço proporciona a realização de vários eventos culturais e recreativos enquadrados no Roteiro Turístico do Nordeste Transmontano e de apoio ao Parque da Natureza do Azibo.

Dentro da infraestrutura encontra-se o registo da tradição carnavalesca da aldeia de Podence, associada aos Caretos, representada nas telas das pintoras Graça Morais e Balbina Mendes e nas fotografias de António Pinto e Francisco Salgueiro.

Estão expostos os fatos, os chocalhos, as máscaras e toda a indumentária destas figuras sedutoras e enigmáticas, assim como os únicos seres que os Caretos respeitam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas no Domingo e Terça-feira de Carnaval, as marafonas.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Macedo de Cavaleiros

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798