O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, revelou esta sexta, em Chaves, na cerimónia de apresentação do projeto da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar a decisão de homologar a sua criação. O próximo passo, para o Presidente do IPB, Orlando Rodrigues, será “a criação de uma comissão instaladora para tratar de todo o processo”. O Campus da Água deverá entrar em funcionamento já no ano letivo de 2022/2023. 

“Homologo a inserção da escola numa rede europeia em estreita articulação em atividades de investigação e de inovação no laboratório colaborativo AquaValor assim como em estreita articulação com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, incluindo a inovação e desenvolvimentos de projetos empresariais de valorização de novos produtos e sistemas da água”, referia o Ministro Manuel Heitor na cerimónia de apresentação do projeto da Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar, que contou também com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. 

O projeto da nova unidade orgânica esta sexta apresentado nas instalações do AQUAVALOR, já anteriormente aprovada pelos orgãos internos do IPB e que até à data estava a aguardar aprovação por parte do Governo, está alinhada com as estratégias da própria região e com aquilo que tem sido o trabalho do IPB na valorização dos recursos endógenos, como é a agua, mas também no âmbito da investigação desenvolvida ao longo dos últimos anos ligada ao potencial da água e do termalismo no Alto Tâmega. 

Em 2022/2023 a nova “Water School” terá já em funcionamento um conjunto de licenciaturas, mais oferta no âmbito dos CTeSP, mais investigação e um corpo docente. Numa fase inicial e provisória, a escola funcionará entre as instalçaões da Escola Profissional de Chaves, do Balneário Pedagógico de Investigação e de Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago e também no Laboratório Colaborativo AQUAVALOR, o mais recente COLAB aprovado com participação IPB,e um projeto desevolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega. 

Para o ano letivo que começa em setembro, e à semelhança do que acontece desde 2015, o IPB vai lecionar os Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Pós-Graduações. 

No total são cerca de 150 alunos que já frequentam as ofertas formativas do IPB no Alto Tâmega, muitos deles internacionais. Também por isso, o Campus da Agua é para o IPB, um projeto com ambição internacional e nesse sentido estão já a ser construídas um conjunto de parcerias que permitam posiciona-la como tal. 

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorDE ADRIANO MOREIRA AO ACORDO DE MOBILIDADE NA CPLP
Próximo artigoJÁ NÃO HAVIA TANTAS MORTES POR COVID-19 DESDE MARÇO