Mais de 70% dos estudantes do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, escolheram a disciplina de Língua e Cultura Mirandesa para estudar neste ano letivo 2022/2023.

Em declarações à Lusa, o diretor do agrupamento, António Santos referiu que “num universo de 575 alunos que frequentarão este agrupamento de escolas, 79% optaram pela disciplina de Língua e Cultura Mirandesa, o que significa um aumento considerável em relação a anos anteriores”.

A língua mirandesa é um fator identitário muito importante ao nível da região do Nordeste Transmontano e “é um motivo de orgulho porque os alunos poderiam não optar pela disciplina de Língua e Cultura Mirandesa e ocupar os seus tempos livres de outra forma”, salienta António Santos.

Este ano a colocação de professores para esta disciplina sofreu alterações, uma vez que já nao é necessária uma autorização especial para a contratação de docentes.

O ensino do mirandês já é lecionado desde o ano letivo de 2009/2010 e abrange os alunos do pré-escolar até ao ensino secundário.

Jornalista: Inês Carvalho

Foto: CM Miranda do Douro

Slider