O projeto “Heróis da Fruta” está de volta para o ano letivo 2025/2026, promovendo hábitos alimentares saudáveis entre as crianças portuguesas. Criado em 2011 pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), o programa já envolveu mais de 1 milhão de crianças e demonstrou resultados positivos, com um aumento médio de 22,6% na ingestão de lanches mais nutritivos e 52,8% das crianças a experimentarem novas frutas ou hortícolas, segundo o ISAMB/FMUL.
Nesta edição, que conta pela primeira vez com o apoio principal da BNP Paribas Cardif, participam já 30.179 alunos de 1.538 turmas em todo o país. Pela primeira vez, todas as turmas que concluírem o desafio receberão prémios garantidos, incluindo diplomas, autocolantes, vouchers familiares e o livro-jogo “Heróis da Fruta”.
No norte do país, a adesão também está em crescimento: até 15 de outubro, o distrito de Vila Real conta já com 12 turmas inscritas, totalizando 236 alunos, enquanto em Bragança participam 7 turmas, envolvendo 157 crianças.
O presidente da APCOI, Mário Silva, destacou que o projeto já garantiu o consumo de mais de 5 mil toneladas de fruta e hortícolas nas 10 mil escolas participantes. A parceria com a BNP Paribas Cardif reforça o compromisso de promover gratuitamente uma educação alimentar saudável e divertida para milhares de crianças em Portugal.
As inscrições gratuitas para a 15.ª edição decorrem até 31 de outubro em heroisdafruta.com/inscricoes2025.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: APCOI






