Até 21 de fevereiro de 2025, a exposição “Pare, Escute e Olhe: O Ramal Ferroviário do Sabor” está patente no antigo matadouro de Torre de Moncorvo. A iniciativa, inaugurada a 18 de janeiro, surge de um projeto final de arquitetura realizado por alunos do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), que criaram propostas de revitalização para as estações de Larinho, Carviçais e Carvalhal.

A exposição integra 11 maquetes das antigas estações ferroviárias da Linha do Sabor, resultado de um projeto académico desenvolvido ao longo de 14 meses sob a orientação de uma equipa multidisciplinar de docentes, incluindo José Luís Possolo de Saldanha, Paula Cristina André dos Ramos Pinto, Maria Rosália Palma Guerreiro e Filipe Jorge da Silva Brandão.

O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade e as autoridades para o potencial de recuperação destas infraestruturas ferroviárias abandonadas. Segundo os organizadores, estas estruturas podem ser inseridas em programas de incentivo que atendam aos interesses da população e das administrações locais, fomentando o desenvolvimento regional e nacional.

A exposição pode ser visitada na Loja Interativa de Turismo de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Torre de Moncorvo

banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVÍDEO: FEIRA DE FUMEIRO “MAIS ANTIGA” DO PAÍS REALIZA-SE EM TRÁS-OS-MONTES EM FEVEREIRO
Próximo artigoCIMAT DISCUTE AVANÇOS NO APROVEITAMENTO DE BIOMASSA NO ÂMBITO DO PROJETO ALDEALIX