Paula Preto é fotógrafa e docente e percorreu o concelho de Mirandela em busca de histórias e lugares. O registo fotográfico resultou da exposição “Mãe Água: nos tanques lavam-se imagens” que estará patente, no Mercado Municipal de Mirandela, até dia 27 de julho.

O “tanque comunitário como lugar de encontro” é objeto de uma pesquisa que é simultaneamente uma ação de fotografia. “Uma pesquisa que foi ao encontro das histórias e memórias que estes lugares acumularam ao longo do tempo em que serviram o seu propósito e que pretende agora reativá-los, projetando novas possibilidades e novos encontros” refere a autora da exposição.

Durante a pesquisa, Paula encontrou “relatos sobre a dureza do trabalho, a existência de muita gente, tantas mulheres, que acordavam de madrugada para reservar lugar nos tanques, ou nas pedras do rio”, e destaca que “encontramos memórias onde ressalta a força e a resiliência das mulheres, que à volta do tanque ou na dureza do rio, conversavam, cantavam, riam ou choravam”.

A exposição tem como objetivo fazer o público olhar para o passado e para o presente e nas diferenças entre os dois tempos. “Como no tanque já não há água, na aldeia já não há gente, e a que há já não se encontra como antigamente”. Abordando temas como a desertificação e o envelhecimento, dois dos grandes problemas que o interior tem vindo a viver e a enfrentar nos últimos tempos.

A mostra conta com o apoio da autarquia, da Galeria do Mercado e da Direção-Geral das Artes, e os interessados têm até dia 27 de julho para a visitarem no Mercado Municipal de Mirandela.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: CM Mirandela

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMIRANDELA VAI TER MEDIDA PARA DESCONGESTIONAR TRIBUNAIS E ATENDER MAIS RAPIDAMENTE A POPULAÇÃO
Próximo artigoMIRANDELA APOSTA NA INSTALAÇÃO DE MAIS SEIS POSTOS DE CARREGAMENTO DE VIATURAS ELÉTRICAS