Foi inaugurada no passado dia 2 de agosto, no Antigo Matadouro de Torre de Moncorvo, a exposição “Incisão”, do fotógrafo Augusto Brázio. A mostra resulta de uma residência artística no âmbito do projeto ViViFiCAR e integra o programa de itinerância da Bienal’25 Fotografia do Porto.
A sessão de inauguração contou com a vereadora Piedade Meneses e do próprio autor, que partilhou a sua experiência no território.
O olhar de Augusto Brázio sobre Torre de Moncorvo e as suas gentes deu origem a um conjunto de imagens que reforçam a ligação entre o ser humano e o seu ecossistema.
A exposição é composta por nove fotografias impressas, várias imagens em formato digital, um painel com a explicação do projeto e um vídeo onde o fotógrafo fala sobre a sua residência no concelho.
O projeto ViViFiCAR propõe encontros imersivos entre artistas e comunidades locais, promovendo a criação artística a partir de experiências vividas.
Em 2024, os municípios de Torre de Moncorvo, Mêda e Sabrosa acolheram artistas em residência, que viveram em casas de embaixadores locais, com acompanhamento de uma equipa de moderadores e mediadores.
A exposição vais estar exposta até 28 de setembro e quem queira visitar deve dirigir-se à Loja Interativa de Turismo de Torre de Moncorvo para agendar a visita.
Bianca Caetano
Foto: Município de Torre de Moncorvo
