Os farmacêuticos vão voltar a fazer greves já a partir do próximo dia 24 de junho. Esta será a primeira de uma nova ronda de manifestações e protestos que se vai estender até setembro.

“Planeamos, nessa data, fazer uma concentração de farmacêuticos junto ao gabinete do Sr. Primeiro Ministro, Dr. António Costa, solicitando que, dada a falta de vontade e a clara atitude de discriminação assumida pelo Ministro da Saúde face aos farmacêuticos, assuma ele próprio a resolução deste diferendo”, lê-se no comunicado publicado pelo Sindicato Nacional de Farmacêuticos.

Já se encontram marcadas mais três greves para setembro, nomeadamente dia 5, dia 12 e dia 19.

A atualização das grelhas salariais, a contagem integral do tempo de serviço no SNS para a promoção e progressão na carreira, a adequação do número de farmacêuticos às necessidades do serviço público e o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde do título de especialista, estão entre as principais reivindicações do Sindicato.

As manifestações terão como consequência a paralisação dos farmacêuticos em todo o país. A greve para o distrito de Bragança já tem data marcada para dia 12 de setembro.

“Contrariamente ao que se verifica com outras estruturas sindicais da área da saúde, que têm mantido negociações com o ministério mesmo com protestos e greves agendadas e a decorrer, a reunião agendada com o SNF para 02 de junho foi adiada”, lamentou o sindicato.

Esta consiste na segunda ronda de greves do ano. De relembrar que no passado mês de junho houve paralisações durante três dias para exigir um avanço nas negociações com o Governo. Segundo avança o SNF, nessas greves, a adesão por parte dos farmacêuticos foi de 90%.

Jornalista: Lara Torrado

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798