Em 2020, as festas da cidade de Mirandela, em honra de Nossa Senhora do Amparo (NSA), foram canceladas devido à pandemia da Covid-19 e este ano, a três meses do calendário definido (de 25 de julho a 1 de agosto), ainda nada se sabe sobre a sua realização ou cancelamento.

O juiz da confraria de NSA confessa estar “muito preocupado” com esta indefinição. “Estão a apertar-se os prazos e já estamos a replicar os problemas da Primavera do ano passado com os contratos já celebrados e reagendados para este ano”, afirma Sílvio Santos. “Não sabemos de que forma a legislação vai regular toda esta situação dos contratos e isto gera uma instabilidade muito grande junto dos membros da confraria. É uma situação muito ingrata”, adianta.

O ano passado, a decisão de cancelar as festas surgiu durante o mês de maio, numa decisão tomada o nível da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. 

Para já, Sílvio Santos diz estar a aguardar instruções do Município e das entidades de saúde pública, mas o juiz da confraria não esconde que ainda tem alguma esperança que a festa possa vir a realizar-se, mas de uma forma limitada. 

“O nosso desejo é que a festa aconteça, estamos conscientes que a normalidade das festividades será quase impossível acontecer, mas tudo aquilo que a saúde pública nos permitir fazer, nós vamos fazê-lo porque Mirandela precisa muito das festas da cidade”, diz.

Ainda assim, o juiz da confraria não tem dúvidas que tudo está muito difícil. 

“Temos de ser realistas e temos a noção que as empresas e os parceiros que habitualmente contribuem para a realização das festas, não estão nas mesmas condições de há dois anos atrás para nos apoiarem”, acrescenta Sílvio Santos que espera uma decisão definitiva para breve. “No limite, o mês de maio será fulcral para tomar decisões”.

Recorde-se que a direção da Confraria está em funções até novembro deste ano, depois de, no ano passado, a Assembleia-Geral Extraordinária de Confrades ter aprovado a prorrogação do mandato por mais um ano, alegando a impossibilidade do normal exercício de funções provocada pelo surto COVID-19, que determinou o cancelamento das festas.

Confrontado com a hipótese de um novo pedido de prorrogação, Sílvio Santos confessa que ainda nada está decidido. “Só depois de termos a certeza do que vai acontecer com as festas da cidade é que podemos refletir sobre essa possibilidade, mas para já ainda não falamos sobre o assunto”, conclui.

Entretanto, a mais recente renovação do Despacho de Declaração de Alerta do Município de Mirandela, em vigor até ao final deste mês, dá conta que a realização de festas populares, festivais e iniciativas análogas, “será autorizada, casuisticamente, caso contribuam para a sustentabilidade económica e financeira dos interessados e se forem cumpridas as orientações da Direção-Geral da Saúde”.

Jornalista: Fernando Pires 

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Artigo anteriorSC MIRANDELA ALIMENTA O SONHO DE SUBIR À LIGA 3
Próximo artigo7 NOVOS CASOS E 9 RECUPERADOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS