Em plena época de vindimas, a vila de Favaios, no concelho de Alijó, volta a ser palco do Festival do Moscatel, que decorre de 12 a 14 de setembro de 2025. O evento, já na sua 9.ª edição, celebra a tradição e a identidade local em torno do vinho produzido a partir da casta Moscatel Galego Branco, juntando cultura, gastronomia e muita animação.
Com entrada livre, o festival arranca na sexta-feira, dia 12, com a arruada da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Favaios e a abertura oficial do certame. A noite será animada por concertos de Rui Veloso e da banda Cão de Bila, terminando ao som do DJ Quarantine Live.
No sábado, 13, destaque para o desfile de carros clássicos, fanfarras e atuações musicais que culminam com o concerto da banda NAPA e espetáculo de fogo de artifício. A noite fecha com a energia da DJ Mayara Azevedo.
O domingo, 14, começa com a eucaristia no Senhor Jesus do Outeiro e inclui ainda o espetáculo “Sons de Verão – Tranças de Cevada”. O encerramento do festival será marcado pela celebração em torno do Moscatel de Favaios, símbolo maior da região.
Organizado pela Junta de Freguesia de Favaios, Município de Alijó e Adega Cooperativa local, o evento pretende afirmar o Moscatel como cartão-de-visita do território e atrair visitantes à região do Douro.
A Redação,
Foto: DR
