Entre esta quinta-feira e o final do ano, as principais artérias da zona histórica de Miranda do Douro vão estar envolvidas pelas músicas tradicionais da terra.

Ao som das gaitas-de-foles e dos bombos e caixas, o Festival Geada vai oferecer aos visitantes três dias de muita animação.

Organizado desde 2008 pela ARJM- Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, a criação deste festival tem como objetivo celebrar o solstício de inverno.

“Inicialmente, a nossa intenção foi a de organizar uma festa de amigos. Depois, com a grande adesão do público, decidimos criar um festival para dar a conhecer as nossas tradições de inverno através da música, do folclore, da língua e cultura mirandesa”, mencionou Ricardo Dias, membro da ARJM.

Kumpani, Algazarra, Pé na Terra, Loba Galharda, Zíngarus e Beche i Chiba, são apenas alguns dos muitos grupos que compõem o programa do festival.

Com um cartaz repleto de atividades, “no recinto do festival, o público vai ter a oportunidade de percorrer a ‘Buolta a las Adegas’, para degustar os sabores da gastronomia mirandesa, típicos desta altura do ano, como são as chouriças assadas, as alheiras, os chichos, o bulho com cascas e os ex-líbris da posta mirandesa e do cordeiro mirandês”.

Até dia 31 de dezembro, as ruas da zona histórica de Miranda do Douro vão ter animação constante, ao ritmo dos mais diversificados instrumentos.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa e conta com os apoios do município e da freguesia de Miranda do Douro, e de diversas entidades locais, associações, empresas e agentes culturais regionais e nacionais.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: ARJM

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Artigo anteriorINCÊNDIO EM CHAVES CAUSA UM DESALOJADO
Próximo artigo‘CAROCHO I BIELHA’ SAEM ÀS RUAS DE CONSTANTIM