A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aprovou o projeto de requalificação do Edifício Multifuncional de Freixo de Espada à Cinta, num investimento de 435.686,14 euros, financiado em 85%.
A intervenção tem como principal objetivo modernizar e ampliar o edifício, garantindo melhores condições de funcionamento e resposta às necessidades do concelho, com especial destaque para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.
Entre as principais obras previstas encontram-se a melhoria da eficiência e funcionalidade do espaço, a substituição de equipamentos obsoletos, o reforço da eficiência energética com instalação de painéis fotovoltaicos, a reformulação das condições de segurança e a reorganização interna, que inclui a ampliação da fachada principal para estacionamento de viaturas de bombeiros.
O projeto contempla ainda a acessibilidade universal, a integração arquitetónica no contexto urbano e a atualização das redes de água, eletricidade e telecomunicações.
Segundo o Executivo Municipal, esta operação insere-se na estratégia de resolver, em apenas quatro anos, alguns dos problemas estruturais, modernizando o edifício e dotando o concelho de melhores condições de resposta às necessidades da população.
Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Freixo de Espada à Cinta