O futebol português está de luto pela morte de Jorge Costa, antigo internacional português e ícone do FC Porto, que faleceu esta terça-feira aos 53 anos.

O ex-capitão dos dragões sofreu uma paragem cardiorrespiratória enquanto se encontrava no centro de treinos do clube, no Olival. Apesar de ter sido assistido de imediato e transportado em estado muito grave para o Hospital de São João, não resistiu.

Figura marcante da história do FC Porto e da Seleção Nacional, Jorge Costa destacou-se como um líder dentro de campo. Capitaneou a equipa de José Mourinho na histórica conquista da Liga dos Campeões em 2003/04, uma das muitas glórias que alcançou de azul e branco. Ao serviço dos dragões, conquistou oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças.

Pela Seleção Nacional, acumulou 50 internacionalizações e foi campeão do mundo de sub-20 em 1991, numa geração dourada que marcou uma era no futebol português.

Durante a sua carreira de jogador, além do FC Porto, Jorge Costa representou clubes como Penafiel, Marítimo e Charlton, por empréstimo, e terminou a carreira no Standard Liège, em 2006. Depois de pendurar as chuteiras, abraçou a carreira de treinador e, mais recentemente, exercia funções como diretor para o futebol profissional do FC Porto.

A saúde de Jorge Costa já havia sido motivo de preocupação em 2022, quando sofreu um problema cardíaco que exigiu internamento e cirurgia no Hospital de Santa Cruz. Recuperou então, mas a sua condição voltou a agravar-se agora de forma fatal.

A sua morte deixa uma marca profunda no desporto nacional, especialmente entre os adeptos portistas, para quem Jorge Costa será sempre recordado como “o Bicho”, um símbolo de garra, liderança e paixão pelo futebol.

A Redação

Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Artigo anteriorOPINIÃO: Colesterol LDL: 55 é a linha vermelha para quem já teve um ataque cardíaco
Próximo artigoTRADIÇÕES DE MIRANDA DO DOURO PRESENTES NO FESTIVAL IDENTIDADE-URTHUS E BUTTUDOS EM ITÁLIA