A Guarda Nacional Republicana (GNR) fiscalizou mais de 63 mil condutores entre 27 de dezembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, no âmbito da terceira fase da Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, dedicada à segurança rodoviária durante o período festivo.
Durante a ação, foram detetados 806 condutores sob o efeito do álcool, dos quais 359 acabaram detidos por apresentarem uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l. A GNR deteve ainda 126 pessoas por condução sem carta. No total, foram registadas 8 026 infrações rodoviárias, com destaque para o excesso de velocidade, condução sob o efeito do álcool, falta de inspeção periódica, ausência de seguro obrigatório, não utilização do cinto de segurança e uso indevido do telemóvel ao volante.
No que diz respeito à sinistralidade, a GNR contabilizou 1 237 acidentes, que provocaram 13 mortos, 31 feridos graves e 329 feridos ligeiros. A força de segurança sublinha que continuará a reforçar a fiscalização a comportamentos de risco, como o consumo de álcool, o excesso de velocidade e o incumprimento das regras de segurança, com o objetivo de reduzir a sinistralidade nas estradas portuguesas.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















