O ministro das Finanças anunciou, esta sexta-feira, que o Governo vai aplicar um desconto “extraordinário” de 10 cêntimos por litro no preço dos combustíveis para as famílias, feito através da plataforma IVAucher. João Leão acrescentou que a medida ficará em vigor até março de 2022.

“O Governo decidiu anunciar um novo pacote de medidas de natureza extraordinária para ajudar a enfrentar os próximos meses”, afirmou João Leão, no Parlamento. O ministro sublinhou que Portugal é “o primeiro país” da Europa “a tomar medidas de caráter extraordinário de grande dimensão” para combater a subida dos preços.

O desconto será feito até um limite de 50 litros por mês, através de uma “transferência direta para a conta bancária das famílias pela plataforma IVAucher”, anunciou Leão. A taxa de carbono ficará congelada até março do próximo ano, altura em que os mercados projetam que o custo dos combustíveis comece a descer em toda a Europa.

“Este é um programa de grande dimensão, de natureza extraordinária, e que está a ser feito para este momento extraordinário em que se assiste ao aumento muito rápido do preço dos combustíveis”, vincou o ministro.

Leão salientou ainda que o desconto representará cerca de 133 milhões de euros “injetados no bolso das famílias” durante os próximos meses. Já o congelamento da taxa sobre o carbono equivale a uma perda de receita da ordem dos 90 milhões de euros.

Ler mais AQUI

Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorGOVERNO APROVA TRÊS DIPLOMAS PARA CONVENCER PARCEIROS A VIABILIZAR ORÇAMENTO
Próximo artigoOPINIÃO: TEMPOS CONTURBADOS