O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, anunciou que cinco milhões de euros do Fundo Ambiental vão destinar-se a campanhas de sensibilização e para soluções de contingência, no âmbito da seca que o país atravessa.

Em declarações à Lusa, o ministro referiu que o tipo de soluções de contingência passam pelo transporte de água em camiões-cisterna, de “pequenas soluções alternativas para poder aceder a água” e da “limpeza dos fundos de algumas albufeiras para aumentar o seu prisma de água”.

Relativamente à suspensão da produção de eletricidade em cinco barragens, Matos Fernandes acrescentou que “esse que nós temos de proteger em primeira linha e ele está protegido, existe nas albufeiras de Portugal água para dois anos de consumo humano caso nunca chova, o que obviamente é um cenário impensável”, acrescentou Matos Fernandes.

O ministro do Ambiente referiu ainda ser necessário prolongar o tempo de suspensão da produção de eletricidade, “se a cota mínima de garantia de água para dois anos de consumo humano não estiver garantida”.

Jornalista: Rita Teixeira 

Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorASSOCIAÇÕES ALERTAM PARA RETIRADA INCOMPLETA DE AMIANTO DAS ESCOLAS
Próximo artigoVITOR BORGES REELEITO PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA ACIM